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Sinistros de carro: conheça os principais e entenda como proceder

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Sinistros de carro são inevitáveis, certo? Claro, e é por isso que existe o seguro, para minimizar os prejuízos quando não tem mais jeito.

Mas você sabe mesmo o que é um sinistro? Afinal, não é por qualquer coisa que você vai acionar o seguro auto.

Por isso é importante conhecer os sinistros de carro mais comuns e como proceder caso um deles aconteça com você.

O que são sinistros de carro?

Sinistros de carro são ocorrências ou eventos que resultem em algum tipo de prejuízo para o bem segurado.

Assim, os danos sofridos com cobertura prevista na apólice se tornam responsabilidade da seguradora.

Eles podem ser parciais ou totais. No caso dos sinistros de carro parciais o prejuízo corresponde a 75% ou menos do valor do veículo.

Nesse caso costuma ser cobrada uma franquia, que é paga pelo consumidor, e a seguradora ar com o restante das despesas para conserto do veículo.

Quando o sinistro é considerado de perda total – mais de 75% do veículo, não há cobrança de franquia. A seguradora arca então com 100% do prejuízo e reembolsa o valor contratado para o consumidor.

Esse montante costuma ser de 100% da tabela Fipe, mas pode haver diferença dependendo do perfil do segurado e da empresa.

 

Principais tipos de sinistros de carro cobertos pelos seguros

Há vários tipos de cobertura que você pode contratar pelo seguro auto. Se o seguro completo (compreensivo) é demais para a sua rotina, é possível customizar a apólice.

Você pode escolher entre os principais sinistros e contratar serviços ou coberturas adicionais. Veja quais são:

  • Colisão

Podem causar danos parciais ou perda total do veículo. Assim, a seguradora pode providenciar o conserto do carro mediante o pagamento da franquia ou a indenização integral.

  • Roubo ou furto

O carro pode ser roubado ou furtado e ser ou não recuperado posteriormente. O roubo é quando há emprego de violência física ou psicológica. O furto, por sua vez, é quando o carro é levado sem contato nem consentimento com o dono/condutor, mas também sem violência.

Quando o carro é recuperado com avarias, há a perda parcial. A seguradora providencia então o conserto do veículo.

Quando essas avarias correspondem a 75% do veículo ou mais ou o carro não é recuperado, é considerado perda total. A indenização, então, corresponde a 100% do valor contratado.

  • Danos a terceiros

Dentre os sinistros de carro estão os danos a terceiros, quando há prejuízo material ou pessoal a outras pessoas envolvidas no acidente. A seguradora ressarce esses indivíduos com base na cobertura contratada.

  • Causas naturais

sinistros de carro naturais que são bastante comuns e costumam já estar incluídos na apólice compreensiva (total). Entre eles estão enchentes, incêndios, explosões, quedas de galhos e raios.

Outras, no entanto, são opcionais. Entretanto é muito importante checar quais são as causas naturais que constam no contrato e se correspondem às incidências mais comuns à sua região.

Carro em tudo alagados

Como proceder em caso de sinistro

A principal providência é ficar calmo e ligar diretamente para a seguradora ou corretor para comunicar o ocorrido. Mas atenção: ligue apenas se a sua cobertura incluir o acontecido.

Se o seu seguro é contra roubo e furto e houve uma colisão, esse sinistro de carro não está coberto. Você terá que resolver por conta própria.

Descreva o que aconteceu e siga todas as instruções que serão passadas por telefone.

O mesmo vale para os outros tipos de sinistros de carro. Antes de ligar para a seguradora tenha certeza de que o problema está previsto no contrato e que o valor da franquia não é maior do que o do serviço que será realizado.

Ficou alguma dúvida, quer saber mais? Faça uma cotação sem compromisso e aproveite para conversar com um corretor. Ele é o especialista no assunto e a pessoa mais apta a prestar toda orientação necessária.

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