Ir para o conte�do
Motivos para contratar Seguro de Vida

Seguro de vida, saiba o que é, e os benefícios que você deve considerar

Leitura: 4 min
381 visualizações

Ter um seguro de vida é olhar para o futuro. É ter a certeza de que terá uma renda garantida se não puder mais trabalhar por invalidez ou que quem você ama vai ficar bem amparado se você faltar.

No entanto, um seguro de vida ainda pode ir mais além. Dependendo da modalidade contratada, pode ser uma maneira bastante inteligente de fazer um pé-de-meia e ficar tranquilo lá na frente.

Veja como funciona, descubra todos os tipos de apólices e conheça todos os benefícios de fazer um seguro de vida!

O que é seguro de vida

Assim como qualquer outro seguro, o de vida é um contrato firmado entre você e uma seguradora.

A cobertura principal e obrigatória é a de morte natural ou por acidente. Nela você determina um ou mais beneficiários, que receberá o valor da apólice quando falecer.

No entanto, o seguro de vida não é só para o caso de morte. Como a modalidade faz parte do seguro de pessoas, é possível ter várias outras coberturas complementares.

Um que muito se ouve é a cobertura por invalidez permanente por acidente, que pode ser total ou parcial.

Mas há outros tipos de seguro por invalidez que são menos conhecidos, mas que trazem muitas vantagens, como a invalidez funcional permanente por doença ou a invalidez laborativa permanente por doença.

Tipos de seguro de vida menos conhecidos

Também é possível incluir no seguro de vida uma cobertura para o diagnóstico de doenças graves. Esse tipo é especialmente interessante porque ele fornece antecipadamente os recursos necessários para o tratamento de doenças que não têm cobertura pelos planos de saúde.

O seguro de vida pode ainda incluir outras coberturas, dando mais segurança ao beneficiário. É o caso das diárias por internação hospitalar e de incapacidade temporária, que provêm recursos quando mais se precisa.

Há ainda um outro tipo que poucas têm conhecimento, mas é super importante: o seguro contra desemprego e perda de renda.

Imagem de paciente com braço imobilizado em consultório medico

Entenda o funcionamento dos diferentes tipos de seguro de vida

No caso de morte do titular, o valor contratado da apólice fica com os beneficiários indicados na hora da contratação. Assim você garante a sustentabilidade das pessoas que você ama quando não puder mais cuidar delas.

A família, então recebe o valor para pagar despesas, dívidas e outras necessidades mensais.

Já quando o seguro é por invalidez permanente, quem recebe o valor é o próprio segurado. Assim, apesar do acidente sofrido, você continua tendo suas necessidades supridas.

Por outro lado, se o caso for uma doença grave, o segurado pode optar por receber parte do valor total para pagar o tratamento ou o valor total, encerrando a vigência do contrato.

Quando a cobertura é de diária de incapacidade temporária (DIT) por doença ou acidente, por exemplo, o segurado pode receber renda pelo prazo de até 1 ano.

Imagem de mão com desenho representativo de uma família e família ao fundo da imagem

Vantagens de contratar um seguro de vida

A contratação de um seguro de vida traz várias vantagens:

  • O seguro de vida também pode ser uma verdadeira ferramenta de planejamento financeiro. É o caso do seguro de vida resgatável, no qual você resgata um a parte do que foi pago.

Quanto maior o tempo de contratação, maior o valor resgatado. É uma ótima opção para quem é jovem e tem boa saúde.

  • Em caso de morte do titular, os familiares não precisam ter queda no padrão de vida. Da mesma forma, se houver incapacidade de exercer a atividade profissional do provedor de renda, o seguro de vita dificuldades financeiras.

Fazer um seguro de vida é proteger a si mesmo e à família de situações imprevistas às quais qualquer pessoa está sujeita.

Faça agora mesmo uma cotação online e converse com um corretor sobre a melhor modalidade de seguro de vida para o seu caso!

Powered by Rock Convert

Recomendado para você:

Postagens mais vistas:

Faça um orçamento: