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Guia Rápido: como entrar em contato com a seguradora

Leitura: 4 min
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Muito se engana quem pensa que seguro é uma coisa complicada. Além de contar com corretores experientes, é muito fácil entrar em contato com a seguradora quando necessário.

Ainda assim, é comum surgirem dúvidas, principalmente quando algum problema acabou de acontecer. Por isso é sempre bom saber de antemão como proceder caso seja preciso entrar em contato com a seguradora.

Nesse Guia Rápido você vai encontrar dicas para aproveitar ao máximo o seu seguro e garantir um atendimento rápido.

O que saber antes de entrar em contato com a seguradora

Aconteceu um sinistro? O primeiro passo é manter a calma e analisar se realmente é preciso entrar em contato com a seguradora.

Se o ocorrido não fizer parte da cobertura contratada, isso não é necessário. Nesse caso é preciso resolver a situação por conta própria.

No entanto, se você tem seguro contra colisão e acabou se envolvendo em um acidente, por exemplo, você pode contatar a seguradora. A empresa pedirá alguns dados e prestará todas as orientações necessárias.

Mas atenção, porque nem sempre é vantagem entrar em contato com a seguradora, mesmo havendo cobertura. Dependendo do valor da franquia, pode sair mais em conta pagar o conserto do próprio bolso.

É o caso, por exemplo, de quebrar apenas uma lanterna ou farol. O valor da peça não compensa o pagamento da franquia.

Entretanto, pode ser o caso de haver um seguro adicional para vidros, faróis e lanternas, com franquia diferenciada ou mesmo nula. Aí sim, vale a pena.

Imagem de pessoas em celular em batida de carros

Faça um boletim de ocorrência

Na maioria dos casos é preciso registrar um Boletim de Ocorrência (B.0.). Ele é especialmente necessário em caso de sinistro.

No entanto, se a ideia for apenas usar algum dos serviços – como reboque, chaveiro, serviço mecânico ou serviços para o lar, no caso do seguro residencial – não é necessário fazer um B.O.

De qualquer forma, o ideal é se informar na própria seguradora sobre a necessidade de registro ou não do B.O.

Prazo para entrar em contato com a seguradora

Após fazer o Boletim de Ocorrência, entre em contato com a seguradora. Tenha sempre à mão todos os canais de comunicação da empresa.

O ideal é entrar em contato com a seguradora rapidamente, de forma a agilizar o reparo ou o recebimento da indenização.

Na verdade o segurado tem até 3 anos para comunicar o ocorrido à empresa, mas a orientação das próprias seguradoras é de que o contato seja feito o mais rapidamente possível.

Escolha o local de reparo

Ao tomar conhecimento do ocorrido, a empresa fornecerá uma lista de oficinas, profissionais ou empresas conveniadas que poderão fazer o reparo.

Eles passarão alguns documentos que deverão ser repassados para a seguradora. No caso de pagamento de indenização, a empresa fará uma análise da situação e estipulará um prazo para você receber o valor.

O prazo máximo para receber a indenização integral no caso do seguro auto é de 30 dias a contar da entrega de toda a documentação exigida.

Viu como é fácil entrar em contato com a seguradora?

Por isso, não deixe seu bem sem proteção. Faça agora mesmo uma cotação online e descubra o melhor seguro para garantir seu patrimônio!

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