Ir para o conteúdo
Seguro de Carro seguro de casa Seguro de Vida Seguro Moto Seguro Residencial

10 dicas rápidas sobre os principais tipos de seguros

Leitura: 4 min
194 visualizações

Acontecimentos inesperados podem ocorrer a qualquer instante, com qualquer pessoa. Os vários tipos de seguros procuram minimizar prejuízos inevitáveis, garantindo a proteção do seu patrimônio ou provendo recursos para amparar quem se ama.

Por isso, é muito importante conhecer bem os principais tipos de seguros oferecidos pelo mercado e se resguardar contra imprevistos. Veja quais são e aproveite essas 10 dicas para aproveitar bem cada um deles.

Como os tipos de seguro podem ajudar no dia a dia

Oficialmente há 95 tipos de seguros hoje no Brasil, cada um com vários detalhamentos que criam outros ramos.

Alguns são obrigatórios, como o de responsabilidade civil, que, por sua vez, tem 12 ramificações. Outros, como o seguro auto, são opcionais.

Dentre todos eles alguns são mais usados e visam, principalmente, cobrir situações mais comuns.

Imagem de mãos contando cubos estilo lego

Para casa

1 – Se você vai fazer um financiamento imobiliário pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) terá que fazer também dois tipos de seguros.

Um deles é o Seguro Obrigatório de Morte e Invalidez Permanente (MIP) e o outro é o Seguro Obrigatório de Danos Físicos aos Imóveis.

2 – Mas se a sua casa de veraneio fica muito tempo fechada, proteja contra uma possível invasão fazendo um seguro contra furto.

Na verdade o seguro residencial serve para qualquer tipo de imóvel e também pode incluir desastres naturais e incluir coberturas adicionais, como danos elétricos e incêndio.

3 – Por isso, escolha um seguro residencial que ofereça assistência 24 horas gratuita para reparos domésticos. Assim você pode contar com serviços de chaveiro, bombeiro, eletricista e muitos outros sempre que precisar em pagar nada a mais por isso.

Seguro auto/moto

4 – Já para quem anda pouco com o carro, um seguro contra roubo e furto e incêndio pode bastar.

Mas se você roda bastante ou está começando agora a dirigir, o ideal é ter um seguro auto completo. Aproveite para incluir a cobertura a terceiros e fique tranquilo.

5 – Pode ser uma boa ideia incluir opcionais para vidros, lanternas e faróis, por exemplo. Assim, por um pequeno valor você conta com esses pequenos reparos sem precisar mexer na franquia.

6 –Por outro lado, motocicletas são muito visadas pelos assaltantes. O seguro para moto costuma ter um ótimo custo-benefício e pode cobrir tanto roubo e furto quanto acidentes, incêndio e terceiros.

Imagem de família sorrindo

Vida

7 – Ninguém pode prever o dia de amanhã. Um seguro de vida pode ser a solução em caso de invalidez permanente, temporária ou doença grave.

Por outro lado, seus beneficiários diretos recebem uma indenização no caso de morte natural ou por acidente. Assim você ampara quem você ama mesmo não estando mais presente.

Viagem

8 – Vai viajar para o exterior? Os serviços médicos internacionais costumam custar pequenas fortunas. Mas você pode garantir um atendimento médico de qualidade com um seguro viagem.

O seguro viagem também pode incluir a cobertura contra morte e situações infelizmente bastante comuns como extravio de bagagem ou perda/furto de documentos.

9 – Se a viagem for de carro para países do Mercosul o Seguro Carta Verde é obrigatório.

Criado em 1994, ele cobre responsabilidade civil por danos pessoais e materiais causados a terceiros não transportados pelo veículo segurado.

10 – Há tipos de seguros que podem ser contratados de forma individual ou em grupo. Esses últimos costumam ser bem mais baratos.

A contratação é feita através da empresa em que trabalha ou de uma associação de classe.

Faça uma simulação e converse com um corretor para ver o que vale mais a pena.

Essas 10 dicas dão um pequeno exemplo da importância dos seguros no nosso dia a dia.

Faça uma cotação sem compromisso agora mesmo e descubra a melhor forma proteger todos os seus bens!

Recomendado para você:

Postagens mais vistas:

Faça um orçamento: