O que ninguém fala sobre roubos de carros

nov 17, 2016 (0) comentário , , , , ,

Ter um carro está entre os principais desejos dos brasileiros.  Uma pesquisa realizada pelo SPC – Serviço de Proteção ao Crédito em parceira com o portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz mostrou que ter um carro é o terceiro maior desejo do brasileiro, ficando atrás apenas da realização de viagens internacionais (que ocupa a primeira posição) e viagens nacionais (que ocupa a segunda posição).

Porém, ter um carro requer muito cuidado e atenção, principalmente em território brasileiro. O Brasil registra um roubo de carro a cada três minutos. A capital do Maranhão, São Luís é a que contém os maiores índices de roubo, mas é em São Paulo que quase metade dos roubos acontece – isso porque a cidade contém a maior frota de carros do país.

Números alarmantes de roubos de carros

Ter um carro roubado a cada três minutos é um índice mais do que alarmante e deixa todo e qualquer proprietário apavorado. O levantamento inédito incluído no Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostrou que mais de 210 mil carros foram roubados no ano de 2015. Um número realmente preocupante.

Luiz Ignácio Cano – especialista em segurança pública afirma que os números são demasiadamente altos “o mais importante para acabar e/ou diminuir com o tamanho dos roubos de carro é investigar melhor o círculo vicioso de roubos e comércio de veículos roubados”.

De acordo com Luiz Pomarole – Membro da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), existem dois motivos principais que levam um ladrão a roubar um carro: “o primeiro motivo é a revenda dos carros, e o segundo é a revenda de peças no mercado paralelo”. Basta observar quais são as peças e os modelos mais buscados por compradores no mercado negro para saber quais carros serão alvo dos ladrões.

Segundo o capitão Cleodato Moisés do Nascimento, porta voz da PM – Polícia Militar do estado de São Paulo, existem ainda outros dois pontos que explicam a lógica dos roubos: “Os ladrões também procuram carros que dificilmente serão localizados pela polícia, além de carros que possam ser utilizados para outros tipos de crime”.

As montadoras conseguem trazer inovações de forma frequente em seus carros, dentre as principais podemos citar veículos cada vez mais sustentáveis, motoristas cada vez mais conectados, além de uma grande dose de tecnologia. Infelizmente, só não foi criado ainda um carro anti-roubo. Não há tecnologia para evitar um roubo de carro.

Porém, existem algumas informações sobre roubos de carros que ninguém costuma falar e/ou então compartilhar, porém, contrariando a lógica, resolvemos falar para vocês o que ninguém fala sobre roubos de carros, confira importantes informações do que pode atrair ou afastar um ladrão do seu carro.

O que atrai o ladrão para seu carro

1. Mercado negro e encomendas

A revenda de peças no mercado negro é um dos principais motivadores de furtos e roubos de veículos em todo o país. É sempre muito importante antes de comprar um carro, saber quais são os modelos mais visados e menos visados pelos ladrões. Os veículos populares – que normalmente são fáceis de abrir são os mais levados por quem rouba veículos.

Além disso, há também o roubo de veículos por encomenda, algo que infelizmente vêm crescendo no país. Nessa modalidade de roubo, estão os carros mais caros que após serem roubados são revendidos por cerca de 30% a 40% de seu valor original de mercado.

2. Distração

Especialistas da seguradora Bradesco Seguro afirmam que o principal ponto de escolha de uma vítima por um ladrão é sem sombra de dúvidas a facilidade. Utilizar o celular enquanto dirige, além de ser perigoso e proibido, torna o motorista um alvo um tanto quanto fácil para ladrões.

A falta de atenção por parte do motorista e também do passageiro, principalmente quando o veículo está parado no trânsito e/ou então estacionado, é uma ótima oportunidade para o ladrão. Além disso, trafegar com os vidros abertos, demorar ao sair do veículo ao estacionar na rua e ficar alguém esperando sair de casa com o carro estacionado e ligado é tudo que um ladrão de carro procura.

3. Porta-malas grande

Como citado anteriormente, é muito alto o número de veículos que são roubados para serem utilizados em outros tipos de crimes, como assaltos a residências, empresas, comércios, além de sequestros por exemplo. Para esse tipo de crime ser realizado com mais facilidade ladrões geralmente procuram carros que possuam porta-malas grande.

4. Adesivos

Colar adesivos de clubes, profissão, academias e marcas famosas podem dar pistas de sua condição socioeconômica ao ladrão. Além disso, especialistas afirmam que através desses adesivos os ladrões podem ter noção de como é a sua rotina, ou então de sua família, afirma o diretor da seguradora Porto Seguro.

5. Local e hora

Geralmente locais e determinados horários são preferidos para o roubo de veículos. O índice de roubos é maior em locais próximos a desmanches que possuam rotas fáceis de fuga, como avenidas e ruas próximas a rodovias. Além disso o período matutino é preferido pelos ladrões pelo fato de terem mais tempo para levar o veículo para longe do local de roubo.

O que afasta o ladrão do seu carro?

1. Cor

Os ladrões dão preferência a carros com cores neutras, tais como branco, preto ou então prata, pelo simples fato de serem vendidos mais facilmente e não chamarem atenção em casos de fuga. Especialistas da HDI seguros, afirmam que um carro verde, laranja ou amarelo é mais fácil de ser localizado após ter sido roubado, além de ter menor procura no mercado paralelo – tanto por conta da maior dificuldade de revenda devido às suas cores de gosto de duvidoso, quanto pelo fato de peças coloridas serem pouco procuradas no mercado negro.

2.  Película

Embora muitos pensem na película apenas como forma de enfeitar e/ou embelezar o carro, esse item pode funcionar como um item de segurança e afastar os ladrões do seu carro. Isso ocorre pelo fato da película dificultar a visão do interior do veículo. Dessa forma, o ladrão não saberá terá mais dificuldades em saber se o motorista está sozinho e pode não se arriscar a cometer o roubo por estar em menor número.

3. Acessórios

“Os veículos que não possuem acessórios geralmente são menos roubados, pois possuem menos peças para serem revendidas no mercado negro” Afirma Neival Fretias – diretor da FenSeg. Ladrões normalmente procuram carros que possuam rodas metálicas, rádios, tevês, GPS e demais equipamentos que possam ser vendidos de maneira separada. Rádios originais pouco interessam aos bandidos, pois eles dificilmente irão funcionar em veículos de diferentes montadoras.

4. Modelos movidos à gasolina

A grande maioria dos modelos de picapes e SUVs são vendidos com duas opções de motores que são diesel ou gasolina. De acordo com corretores da MAPFRE, os modelos movidos a gasolina são muito menos visados que os modelos que utilizam o diesel como combustível.

O motor a diesel roda muito, e por isso, tem maior necessidade de reparos, além de ter uma demanda por peças mais alta, por isso nessa categoria de veículos, os movidos a gasolina tem menor incidência de rouba.

As picapes e SUVs movidas à diesel normalmente são mais caras, o que aumenta sua compra no mercado negro por aqueles que procuram carros roubados com preços mais acessíveis.

5. Blindagem

A blindagem protege o condutor/proprietário duas vezes. A primeira em caso de assalto no trânsito e segunda no caso de tentativa de roubo do carro. Normalmente os bandidos evitam carros blindados e que contenham equipamentos de segurança pelo simples fato de serem mais difíceis de serem desmontados para revenda e confecção de documentos falsos.

6. Estacionamento

Outro fato que pode afastar ladrões do seu veículo é o lugar onde você o para. Parar o veículo em lugares claros, que sejam vigiados e também movimentados afastam as chances de roubo. Evitar deixar o carro na rua, e evitar determinadas regiões em determinados horários também é algo que tende a afastar os ladrões.

7. Travas manuais

Mesmo com sistemas avançados e sofisticados de segurança as travas manuais normalmente inibem a ação de ladrões logo no momento em que são avistadas. As travas de volante, pedais e câmbio criam um grau de dificuldade para ação do criminoso e ele pode decidir não tentar roubar o veículo. É claro que uma trava não evita, porém é certo de que ela dificultará o roubo.

roubo-de-carro-seguro

Seguro é a melhor saída

Embora existam algumas maneiras de manter os ladrões longe de seu veículo, a melhor maneira de proteger 100% seu patrimônio é através da contratação de uma corretora de seguros.

Com o carro segurado você pode ficar tranquilo e totalmente despreocupado. Assim como a tecnologia das montadoras evolui, a tecnologia das seguradoras também! É possível você fazer uma cotação de acordo com seu perfil de maneira rápida, simples e direta acessando esse link.

Não perca mais tempo, em três simples passos você pode simular uma franquia de acordo com o seu perfil, e ainda por cima ganhar um belo desconto para proteger o seu tão querido carro. Não deixe que ladrões tirem o seu sono e levem o veículo que você trabalhou tanto para comprar. Quer segurança para você e para seu veículo? Contrate um seguro.

Comentário (0)

Deixar comentários