O que as mulheres dizem sobre ter um carro

fev 16, 2017 (0) comentário

Assim como em muitos outros ambientes, o trânsito é um tanto quanto machista, bem como preconceituoso quando há uma mulher atrás do volante. Embora pouca gente saiba, as mulheres são muito mais cuidadosas que os homens quando estão dirigindo, prova disso são os dados de algumas corretoras de seguro auto.

Dados de renomadas seguradoras automotivas brasileiras, mostram que o público feminino é de longe muito mais cauteloso do que o masculino quando o assunto é dirigir. As mulheres possuem 19% menos riscos de se envolverem em um acidente de trânsito. Um levantamento recente do Ministério da Saúde, mostrou que o número de homens que morrem no trânsito é quatro vezes maior do que de mulheres. Em 2015, por exemplo, 30.631 homens (81,4%) e 6.496 mulheres (18,6%) perderam a vida no trânsito. As principais vítimas desses acidentes foram jovens entre 20 e 39 anos (45,5%), desses 86% eram homens.

Além disso, uma pesquisa realizada por uma corretora de seguro de carro Britânica – a Privilege Insurance, mostrou que mulheres dirigem melhor do que homens. A avaliação levou em consideração análises de diversos quesitos, tais como direção defensiva, sinalização, respeito à velocidade e atenção, por exemplo. De 30 pontos possíveis, as mulheres fizeram 24 pontos, enquanto os homens obtiveram uma média de 19,8 pontos.

Agora que já derrubamos a barreira do preconceito e demonstramos por A mais B que as mulheres são excelentes motoristas, vamos mostrar no texto a seguir, quais são os carros mais desejados (e utilizados) pelo público feminino, bem como vamos dizer, o que as mulheres dizem sobre ter um carro. Ficou curioso? Então leia o texto o seguir.

Principais veículos desejados e utilizados pelas mulheres

Diferente do que muita gente pensa (e acredita) as mulheres são um tanto quanto práticas na hora de escolher um veículo. De acordo com os dados de corretoras de seguro auto enquanto homens buscam por carros que tragam um toque esportivo, as mulheres prezam por funcionalidade e itens de segurança.

Mulheres não querem saber de cilindros e potência de motor, algo comum no universo masculino. O público feminino se preocupa em comprar carros que tenham direção hidráulica, travas elétricas, alarmes de fábrica, airbags, sensores de estacionamento e ABS.

Colocando em prática o que citamos, os veículos preferidos das mulheres são:

Citröen C3

É um veículo um tanto quanto delicado que chama atenção pelo seu visual totalmente arredondado, bem como pelo seu tamanho reduzido. Possui itens de segurança muito valorizados pelo público feminino, como câmbio automático, direção elétrica e sensor de estacionamento.

Kia Soul

É um carro com design um tanto quanto peculiar, mas que caiu nas graças do público feminino, possui itens de série caprichados, como direção elétrica, ar-condicionado, vidro elétrico, sensor de estacionamento e câmbio automático, itens que fazem toda a diferença para elas.

Ford Ecosport

É um modelo que possui ótimo custo benefício. É uma SUV que não possui valores elevados, mas é um carro maior, mais alto que impõe respeito em trânsitos violentos como o do Brasil, algo que passa maior sensação de segurança às mulheres. Possui estilo, itens de série como direção hidráulica, vidros elétricos, sensores de estacionamento, além de um porta-malas com amplo espaço.

Hyundai HB20

Um modelo relativamente novo no mercado. Está entre os populares do momento, possui uma ótima relação custo-benefício, apesar de ser um pouco mais caro que seus concorrentes que estão na mesma categoria. É prático, pequeno, possui quatro portas. Dono de um design arrojado, vem equipado com direção hidráulica, vidros elétricos, travas de segurança, e possui opção de câmbio automático. Além disso, é um carro com mecânica confiável que dificilmente dá problemas, algo extremamente valorizado pelo público feminino.

Mulheres e carros: o que elas pensam?

Como citamos anteriormente, embora os números mostrem que as mulheres são melhores motoristas que os homens, o trânsito ainda é um ambiente hostil e um tanto quanto preconceituoso com o público feminino, e isso muitas vezes incomoda.

Como todos sabem, ter um carro, principalmente no Brasil, não é tarefa fácil nos dias de hoje. Com o trânsito cada vez mais violento e visando se proteger de roubos, assaltos e furtos as mulheres ainda possuem uma série de reclamações e exigências a fazer. Confira a seguir tudo o que as mulheres dizem sobre ter um carro.

Trânsito violento e motoristas mal-educados

Algo que frequentemente é relatado pelas mulheres é a violência no trânsito e falta de respeito de motoristas do sexo masculino para com o público feminino. Como corretoras de seguro auto demonstram, o público feminino se envolve em muito menos acidentes que o público masculino, mas infelizmente as mulheres aindasão alvos de intolerância. A grande preocupação das mulheres com a violência no trânsito é se envolver em acidentes e causar algum tipo de danos a terceiros.

Grande preocupação com roubos e furtos

O Brasil, infelizmente, é um país com grandes números de roubos e furtos de veículos. De acordo com números divulgados por corretoras de seguro auto, a cada três minutos um veículo é roubado no país. Esse é um índice um tanto quanto preocupante, principalmente para mulheres, por isso, o público feminino afirma que para manter seu patrimônio em segurança opções como alarmes, rastreadores, bloqueadores e contratação de seguro de carro, são fundamentais para dirigir tranquilamente.

Indiferença em oficinas mecânicas 

Assim como trânsito, as oficinas mecânicas, infelizmente são um tanto quanto inóspitas quando o assunto é mulher. Embora isso venha melhorando com o passar do tempo, mulheres dizem que ainda encontram mecânicos que não são tão respeitosos como deveriam ser, além de alguns serviços possuírem valores um tanto quanto elevados.

Aprendem muita coisa por conta própria

Muitas mulheres que possuem carros, aprendem muita coisa por conta própria, seja através de amigos, ou então de pesquisas por internet. Entre os principais temas que o público feminino aprende estão a calibração do pneu semanalmente, a troca de óleo periódica, o alinhamento, balanceamento e rodízio de pneus, e muitos outros itens que quando estão irregulares podem levar o veículo para apreensão.

Seguro auto é mais barato para as mulheres

Ao contratar um seguro de carro, muitos homens se questionam o motivo do valor da apólice das mulheres serem um tanto quanto mais baratos. A resposta para esse questionamento é simples: as mulheres são melhores motoristas e se envolvem em menos acidentes.

Dados de setor de seguro auto mostram que a preconceituosa frase “mulher no volante, perigo constante” é algo infame e calunioso. O índice de sinistros das mulheres é muito menor quando comparado aos índices medidos para o sexo masculino. Além disso, quando há colisão, a severidade do impacto é sempre menor no perfil feminino, isso porque as mulheres andam dentro dos limites de velocidade.

Além disso, as corretoras de seguro auto há uma série de fatores que colaboram para que o valor do seguro auto para as mulheres possa ser reduzido: “Na maioria das vezes, os carros escolhidos por elas são menos visados em roubos, normalmente elas escolhem um local mais protegido para guardar e/ou estacionar seus veículos, são mais cuidadosas em suas ações no trânsito, efetivando o conjunto de medidas e procedimentos indicados pelos cinco princípios da direção defensiva – ação, atenção, conhecimento, habilidade e previsão -, que existem para prevenir e minimizar as consequências de acidentes”.

Justamente em função disso, as mulheres recebem uma série de vantagens no ato da contratação do seguro auto. Embora pouca gente saiba, existem apólices que são elaboradas exclusivamente para o sexo feminino e contemplam uma série de ações diferenciais de assistência 24 horas como:

  • Troca de pneus com quantidade de acionamento totalmente sem limites;
  • Reboque/auxílio em caso de pane mecânica ou acidente com quantidade de acionamento totalmente limitado;
  • Motorista amigo;
  • Cobertura em caso de furto da cadeirinha de crianças;
  • Sistema de leva e traz em caso de necessidade de manutenção do veículo;
  • Envio de técnico para reparos/manutenção de equipamentos domésticos de linha branca – congelador, refrigerados, máquina de lavar roupas, máquina de lavar louças, máquina de secar roupas, forno a gás, forno micro-ondas e demais equipamentos domésticos;
  • Help Desk: assistência ao computador da segurada;
  • Assistência em serviços PET: atendimento em consultas veterinárias;
  • Descontos em oficinas mecânicas e autopeças credenciadas à seguradora contratada;
  • Isenção de franquia: Algumas seguradoras disponibilizam para o perfil feminino, mediante contratação de cláusula determinada e específica, a isenção da franquia em caso de sinistro.

Já está mais do que provado que mulheres são boas motoristas e dirigem melhor do que homens, mas o que não pode acontecer é rodarem por aí de maneira desprotegida. Embora existam momentos corretos para realizar a cotação e a contratação do seguro auto, dirigir de maneira desprotegida pode causar uma série de prejuízos.

Se você faz parte do grupo das motoristas – que dirigem melhor do que os homens – e ainda não possui seguro auto não perca mais tempo! Acesse já esse link, faça uma cotação online e ainda ganhe um belo desconto e muitos outros benefícios na contratação do seu seguro auto. Não conte apenas com a sorte, quem ama cuida e quem cuida sempre conta com seguro auto.

Comentário (0)

Deixar comentários