Melhores seguros para Carro Antigo

jun 29, 2017 (0) comentário , ,

Sempre que se fala em carro antigo, muitas discrepâncias e divergências de opiniões vêm à tona, afinal, há motoristas que adoram a tecnologia e segurança dos novos carros, enquanto há quem prefira a nostalgia de dirigir um carro antigo.

Algo que tem se tornado bastante comum, nos dias de hoje, são os veículos antigos que rodam com placa preta, algo que confere a ele um certificado de autenticidade de originalidade que enchem seus donos de orgulho.

Porém, nem só de orgulho e pompa vivem os veículos com certa idade. Ter e manter esse tipo de carro pode ser uma verdadeira dificuldade e dor de cabeça a seus donos, uma vez que peças de reposição podem ser difíceis de se encontrar, a manutenção se torna mais complicada e dispendiosa, além, é claro, dos diferentes valores de seguro auto.

O seguro auto para carros antigos é um tema bastante polêmico e até mesmo espinhoso, por isso resolvemos abordá-lo. Se você tem um carro antigo, ou está querendo comprar um e pretende proteger seu clássico sobre rodas, então não deixe de ler o texto a seguir.

Seguro auto para carros antigos é mais caro. Qual a real razão?

É grande o número de pessoas que não sabe a razão disso. Mas o seguro auto para veículos antigos é mais caro que o mesmo serviço oferecido para os veículos novos e seminovos que rodam nas ruas do país. A justificativa das seguradoras para esse valor elevado é a utilização das estatísticas sobre os veículos antigos. A principal razão que encarece a tarifa do seguro auto para carros antigos é a grande dificuldade para realizar a reposição de peças, uma vez que muitos modelos de automóveis com mais de 20 anos de existência não dispõem de disponibilidade no mercado. Portanto, o custo de reparo do veículo antigo, muitas vezes se torna mais caro do que de um modelo novo.

O fato de existir uma escassez de peças para esses veículos, acabam se tornando mais visados e consequentemente mais sujeitos à roubos e furtos para alimentar o mercado ilegal de venda de peças. Sabendo que são menos seguros que os veículos novos, eles estão mais sujeitos a se envolverem em acidentes.

Principais seguradoras que oferecem proteção à carros antigos

Existem algumas seguradoras que não oferecem esse tipo de proteção aos amantes da nostalgia, porém, há algumas outras que oferecem proteções um tanto quanto interessantes para aqueles motoristas que desejam dirigir um clássico.

Mostraremos a seguir, as principais seguradoras que oferecem seguro auto para carros antigos, confira.

Azul Seguros

A azul seguros autos oferece cobertura a veículos com 11 anos de idade ou mais, desde que o carro conte com um aparelho antifurto instalado. Essa proteção está totalmente disponível para a contratação de 100% do valor da tabela FIPE, contratação de coberturas extras – como vidros, retrovisores, faróis, lanternas e etc, e em caso de sinistro, o desconto no pagamento da franquia em rede referenciada pode ocorrer de maneira à vista ou ser parcelado em até 3 vezes. Trata-se de uma ótima maneira de fornecer segurança ao automóvel clássico.

Porto Seguros

Antiga, renomada e mais do que conhecida por muitos brasileiros, a seguradora Porto Seguros, oferece seguro auto para os carros que possuem mais de 10 anos de idade. Trata-se da cobertura básica, contra colisão, incêndio, roubo e também furto. Além disso, o proprietário do veículo antigo tem a possibilidade de contratar a responsabilidade civil facultativa e acidentes de passageiros. A empresa oferece também uma série de garantias adicionais, tais como a higienização interna do veículo, em caso de alagamento, por exemplo.

Banco do Brasil Seguros

O seguro oferecido pelo Banco do Brasil Seguros para carros antigos recebe o nome de BB Seguro Auto Econômico e garante a segurança e proteção de veículos que tenham entre 7 a 20 anos de idade. Ao contratar esse seguro, o carro fica protegido com a cobertura básica para danos ocasionados por incêndio, colisão, roubo, furto, queda acidental e até mesmo capotagem.

Existe uma grande série de benefícios que são oferecidas pelas seguradoras para carros antigos, porém, há maneiras que são basicamente iguais em todas elas. Existe a necessidade que uma simulação seja feita através de sites para que o preço seja calculado. Para esse cálculo são levadas em consideração informações como ano, marca e informações gerais do condutor.

É possível diminuir o valor do seguro auto para carros antigos 

Algumas práticas um tanto quanto comuns podem ser utilizadas para proporcionar mais segurança aos veículos antigos e com isso reduzir o valor do seguro auto. A seguir, mostraremos como é possível baixar o preço da proteção para esses verdadeiros clássicos.

Alarmes são boas opções

A utilização de alarmes automotivos em carros antigos é vista com bons olhos pelas seguradoras, pois eles diminuem as chances de um veículo antigo ser roubado, o simples soar desse tipo de dispositivo chama atenção de todos ao redor e diminui consideravelmente a ação de bandidos.

Rastreador também traz economia

Instalar um rastreador é uma ótima maneira de conferir maior proteção ao seu carro antigo e, ainda por cima, descolar um desconto com a seguradora. Algumas até não oferecem proteção ao veículo se ele não tiver um rastreador instalado. O rastreador aumenta de maneira considerável as chances de um veículo antigo ser recuperado em caso de roubo.

Idade do motorista

Se você possui menos de 30 anos de idade e está pensando em comprar um carro antigo, é melhor você esperar um pouco. Isso porque de acordo com as estatísticas, as chances de você se envolver em um acidente são relativamente maiores do que pessoas mais velhas. O seguro auto para carros antigos e proprietários que tenham mais de 30 anos é mais barato, pois pessoas acima dessa idade possuem mais cautela, são mais tranquilas e melhores motoristas, o que diminui as chances de se envolver em um acidente de trânsito.

Local onde você mora também pode ajudar

Seguradoras possuem mapas de periculosidade de roubos/furtos. Se você morar em um lugar tranquilo, onde os índices de roubo são baixos, o seguro auto para seu carro antigo será mais barato do que para uma pessoa que morar em uma área com alto risco de periculosidade.

Sexo também conta

O seguro auto para um carro antigo para mulher é mais barato. Isso porque a proteção de automóveis para o sexo feminino é mais barata do que para homens. Sim, a velha máxima de que mulher no volante, perigo constante não é válida para as seguradoras.

As mulheres são melhores motoristas que os homens, pois são mais cuidadosas, não se envolvem em acidentes e normalmente estacionam em locais mais seguros, por isso, se você é mulher e está pensando em comprar um carro antigo, o seguro auto será mais barato para você.

Se não acionar o preço diminui

Como ocorre em carros novos, caso o proprietário de um veículo antigo não acione a apólice do seguro auto durante o período de um ano, no momento da renovação ele ganha um desconto, isso é uma forma de contemplar o motorista que ajudou a seguradora a cuidar do veículo.

O seguro auto para veículos antigos vale a pena

No geral, as seguradoras oferecem basicamente a mesma cobertura para carros antigos e carros novos, tais como segurança básica e principalmente cobertura contra terceiros, caso o proprietário se envolva em um acidente e seja culpado pelo mesmo.

Algumas seguradoras disponibilizam um seguro auto mais econômico se for para uma cobertura básica, que ainda contempla os motoristas com serviços do tipo – assistência 24 horas e apoio na manutenção do veículo em oficinas credencias e especializadas. Isso auxilia para que o preço do seguro auto seja mais acessível.

Dessa forma, como mostramos anteriormente, antes de realmente fazer o seguro auto para seu carro antigo, tente deixá-lo mais seguro, através da instalação de dispositivos de segurança que dificultem seu roubo e que facilitem sua recuperação em caso de roubo ou furto. Adotar essa postura acaba por beneficiar ambos os lados – seguradora e motorista.

Por fim, o seguro auto para carros antigos é uma proteção que vale a pena para proteger o seu veículo, principalmente quando se trata de um bem que o proprietário possui uma ligação afetiva e não pretende se desfazer dele. Proteção nunca é demais.

Nos dias de hoje, dirigir um clássico por aí sem qualquer tipo de proteção é algo que beira a loucura. Diferente do que muita gente pensa, é totalmente possível fazer uma cotação de seguro auto para seu veículo antigo sem precisar sair de casa. Para isso, basta acessar esse link, preencher as informações do formulário de maneira correta, esperar que as cotações traçadas de acordo com seu perfil cheguem até você e escolher a cotação que melhor se enquadra em seu perfil.

Apenas contar com a sorte não é uma boa opção, se você tem um carro antigo, ele merece o que há de melhor quando o assunto é proteção, e o melhor todos nós sabemos: é a contratação de um seguro auto.

Comentário (0)

Deixar comentários