10 dicas valiosas para baixar o valor do Seguro Auto

jul 20, 2017 (0) comentário , ,

Seguro auto pode ser visto por muitos como um gasto exorbitante, já que faz com que os motoristas tenham sempre que desembolsar determinadas quantias de dinheiro de tempos em tempos.

Normalmente os preços de seguro auto variam de acordo com o perfil do motorista, o modelo do carro e principalmente os locais por onde o veículo irá circular. O valor em si é proporcional ao risco que o segurado corre.

Realizar pesquisas e fazer cotações online é fundamental para quem deseja rodar de maneira segura pagando menos, mas é importante salientar que muita economia pode não ser uma boa, e o barato pode sair caro, caso haja ocorrência de um sinistro.

O que as seguradoras levam em consideração na hora de determinar o valor do seguro auto?

Para determinar o valor final do seguro auto, as seguradoras levam em conta uma série de fatores. São eles:

  • Serviços de cobertura contratados: colisão, incêndio, roubo, responsabilidade civil e serviços adicionais;
  • Perfil de risco do segurado: informações pessoais, dados do veículo;
  • Estatísticas de sinistro da seguradora.

De acordo com corretores, quanto maior for o risco, maior será o prêmio. A partir dessas variáveis, calcula-se a probabilidade do veículo ser roubado, o risco do motorista se envolver em um acidente e quanto seria necessário pagar de indenização em caso de sinistro e aí então finalmente saber quanto será cobrado do futuro segurado.

O que encarece o seguro auto?

Existem uma série de fatores que fazem com que o seguro auto se torne mais caro ou barato, são eles:

  • O sexo do condutor – mulheres pagam mais barato;
  • A idade do condutor;
  • Os lugares por onde o veículo vai circular;
  • O preço das peças de reposição;
  • O nível de roubos do modelo;
  • A existência de uma garagem para guardar o veículo.

É obvio que é impossível modificar a própria idade, assim como é difícil mudar de bairro ou cidade, além de que muitas vezes determinado modelo de veículo, que é muito visado por ladrões, é o que melhor atende os desejos e/ou então objetivos do motorista, mas mesmo assim, é possível usar algumas variáveis a favor do segurado na hora de buscar preços de seguro auto que sejam mais acessíveis.

Se você comprou um carro e quer protegê-lo da melhor maneira e ainda economizar um pouco, fique tranquilo. A seguir iremos mostrar 10 dicas valiosas para baixar o valor do seguro auto. Ficou curioso? Então veja todas elas a seguir!

10 dias valiosas para baixar o valor do seguro auto

Separamos aqui um compilado de dicas para quem deseja proteger seu veículo pagando um pouco menos do que o habitual. Elas realmente funcionam, olha só!

1. Ter garagem ajuda

Quanto menos o carro ficar exposto a riscos, menor será o valor do seguro auto. Deixá-lo na garagem de casa ou então dentro de estacionamentos fechados diminui consideravelmente as chances de roubo, furto e até mesmo pequenos acidentes. Ter um lugar para guardar o carro pode diminuir o preço do seguro em cerca de 25%, ou seja, um grande desconto.

2. Equipamentos de segurança também reduzem os preços

Contar com equipamentos contra roubo instalados, tais como rastreadores, alarmes e até mesmo travas, diminuem as chances de roubo e facilitam a localização do veículo, o que reduzem o risco da seguradora, ou seja, contribuem para a queda do valor do seguro auto. Se seu veículo tiver um sistema de segurança instalado, o valor do seguro pode cair até 20%.

3. Contrate um seguro de acordo com suas necessidades

Não contrate serviços que você dificilmente irá utilizar. É muito comum seguradoras oferecerem uma série de serviços para adicionar à cobertura do veículo. Sente, analise quais são suas reais prioridades antes de contratar um seguro auto. Ao agir dessa forma você irá pagar pelo que você realmente precisa.

4. Saiba quais são os carros mais visados em roubos

Infelizmente bandidos preferem determinados carros para roubar. Ter conhecimento do índice de roubos de diferentes modelos ajuda a economizar no seguro auto, pois te ajudará a escolher um carro que seja menos visado, o que de modo automático irá colaborar para que os valores finais do seguro sejam diminuídos.

5. Cote com diferentes seguradoras

Nos dias de hoje é um tanto quanto comum o acesso às cotações de seguro online por todos. Nesse tipo de serviço, é possível cotar, de maneira automática, o mesmo tipo de seguro auto com diferentes seguradoras. Aumentando assim as chances de você ter o mesmo tipo de proteção sempre com o menor preço possível.

6. Evite economias tolas

Muitas vezes, o que parece ser uma economia moderada no ato da contratação pode se tornar um grande prejuízo tempos depois. Um exemplo clássico disso é a contratação de proteção contra terceiros. Não adicionar ela na apólice de seguros no ato da contratação do seguro auto pode representar uma economia de cerca de R$ 250,00. Porém se você se for o culpado em um acidente e danificar o carro de terceiros, atropelar alguém, ou até mesmo danificar um muro, por exemplo, você terá que pagar por tudo isso com o dinheiro do seu bolso. Portanto, economize de modo correto.

7. Seja um motorista exemplar

Ao respeitar as leis de trânsito, você automaticamente dirige de maneira mais segura,  o que diminui drasticamente as chances de se envolver em qualquer tipo de acidente. Quem não usa o sinistro do seguro auto, dentro do período de um ano, ganha um bônus no momento da renovação. Os valores podem variar entre cada seguradora e isso é acumulativo, o motorista parte da classe 0 e pode chegar até a classe 10. Cada ano sem utilização do sinistro um degrau nas classes é subido. Quem alcança a classe 10, tem quase 50% de desconto na renovação do seguro auto.

8. Se o preço do conserto for semelhante ao da franquia, não acione o seguro

Se você ralou o carro ou então bateu em outro veículo estacionado ao seu lado, é bom pensar duas vezes antes de acionar a franquia. De uma forma ou de outra, será necessário desembolsar uma quantia de dinheiro para reparos. E se o valor dos consertos ficarem próximos aos da franquia compensa não acionar o seguro, pois ao acioná-lo, você perde o bônus de renovação.

9. Tenha paciência ao preencher formulários

Formulários são chatos e cansativos de serem preenchidos, porém é necessário muita atenção e paciência em seus preenchimentos. Muitas vezes, um pequeno erro cometido pode causar grandes transtornos no futuro do segurado, como uma cobertura desnecessária ou ausência de alguma proteção essencial.

10. Em hipótese alguma minta para a seguradora

Já diz o velho ditado “mentira tem perna curta”. E em caso de seguro autotem mesmo. Infelizmente ainda é muito comum que segurados mintam na hora da contratação do seguro para conseguirem melhores preços.

Entre as mentiras mais comuns estão a existência de garagem e principalmente área de circulação. Se o sinistro do seguro for acionado a seguradora constatar que há divergências entre a situação e o que foi pré-estabelecido, ela pode se negar a pagar pelo conserto e pelo reembolso no valor de outro veículo. Por isso, a honestidade deve vir sempre em primeiro lugar.

Benefícios extras na contratação de um seguro auto

Seguradoras muitas vezes oferecem alguns benefícios extras aos seus segurados. Entre esses estão:

  • Troca e/ou reparo de pneus para motoristas inexperientes no assunto;
  • Reboque/auxílio em caso de pane mecânica, elétrica e/ou acidente;
  • Motorista amigo;
  • Sistema leva e traz, caso haja necessidade de manutenção do veículo segurado;
  • Envio de técnico para reparos de equipamentos domésticos chamados de linha branca, como máquina de lavar, geladeiras, congelador e forno micro-ondas, por exemplo;
  • Desconto em oficinas mecânicas e também autopeças credenciadas à seguradora, onde serviços e peças possuem descontos generosos aos segurados.

Seguro auto é uma proteção mais do que necessária

Comprar um veículo e andar desprotegido trata-se de uma verdadeira loucura, não é mesmo? Imagine só investir suas economias de anos em um veículo e tê-lo roubado ou fazer um financiamento de 60 ou mais parcelas e ficar sem o automóvel. É prejuízo na certa!

Por isso, se você acabou de adquirir um veículo ou está pensando em comprar um carro em um futuro próximo, tenha em mente quão necessário é um seguro auto. Ele te protege contra roubos, furtos, danos e ainda te exime de pagar por acidentes contra terceiros.

Faça uma cotação online, que seja de acordo com suas necessidades e ainda ganhe um desconto no ato da contratação. Contar apenas com a sorte é dar muita chance ao azar. Quem ama cuida e quem cuida conta com seguro auto.

Seguro auto a proteção que seu veículo merece, com o preço que você pode pagar.

Comentário (0)

Deixar comentários